Coquetel de AZT
Introdução 02
Conhecendo melhor o assunto 03
O que é o Coquetel? 04
O que ele promete? Qual a sua importância? 05
Quais seus índices de eficácia? 06
Efeitos colaterais 07
Bibliografia 08
Introdução
Durante os anos de 1986 e 1987, dentre tantas pesquisas e estudos, o AZT foi a primeira droga que demonstrou alguma eficácia no tratamento da AIDS.
Anos depois, em meados do ano de 1990, a verdadeira revolução no tratamento da AIDS, ocorreu com a possibilidade de associar as drogas que passaram a compor o coquetel antiaids e inibiam as enzimas (grupo de substâncias orgânicas de natureza normalmente proteica. Existem também enzimas constituídas de RNA) necessárias para a reprodução do vírus. Desde então, a AIDS deixou de ser uma doença fatal e passou a ser considerada uma doença crônica e, com isso a perspectiva de vida desses pacientes portadores da AIDS aumentou radicalmente.
Conhecendo melhor o assunto
O HIV parasita e mata os linfócitos CD4 (glóbulos brancos que normalmente ajudam a defender o organismo contra os ataques de bactérias, vírus e outros germes), que são considerados os maestros da imunidade, são eles que dizem às outras células imunológicas quem é o inimigo e como ele será combatido. Com o tempo o HIV vai destruindo essas células e o sistema imune sem seus maestros torna-se completamente inútil.
Como, até hoje, não se encontrou uma cura para o HIV, o tratamento se baseia em reduzir a carga viral para diminuir as perdas de linfócitos CD4, que são marcadores proteicos de linfócitos T (os que são misturados ao time celular nos primeiros anos de vida).
O que é o Coquetel?
O AZT (Zidovudina) é um anti-retroviral (tratamento e tentativa de alimentação do organismo) análogo, parecida, de nucleosídeo ( composto formado por três componentes: Açucar, Fosfato e uma base Nitrogenada), que por sua vez produz dentro das células