Aids
A sigla AIDS significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus da Aids é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa.
Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vírus HIV em seu corpo, mas ainda não ter Aids. Ao desenvolver a Aids, o HIV começa um processo de destruição dos glóbulos brancos do organismo da pessoa doente. Como esses glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico ( de defesa ) dos seres humanos, sem eles, o doente fica desprotegido e várias doenças oportunistas podem aparecer e complicar a saúde da pessoa. A pessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la.
Objetivos
Este manual tem como objetivo auxiliar os inspetore s do trabalho no tratamento das questões relacionadas com o HIV/Aids, na sua atuaçã
o. Será útil também para aplicar o
Repertório de recomendações práticas do BIT sobre o
HIV/Aids e o mundo do trabalho.
Adotado em junho 2001, o Repertório subsidia os gov ernos, empregadores, trabalhadores e demais partes envolvidas, com recomendações prática s para a elaboração e implementação de planos nacionais de ação e de políticas e programas de combate ao HIV/Aids nos locais de trabalho. Para tanto, essas recomendações visam:
• deixar bem claro o porquê do HIV/Aids ser um assu nto relacionado com o trabalho e constituir um obstáculo ao desenvolvimento econômic o; • explicar as implicações para os inspetores do tra balho; • auxiliar os inspetores na apropriação do
Repertório de recomendações práticas do BIT sobre o HIV/Aids e o mundo do trabalho e na sua aplicação;
• estudar os vínculos existentes entre o HIV/Aids e os princípios e práticas da inspeção do