Azt (tratamento da aids / hiv)
A sigla AIDS significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.
O vírus da AIDS é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas. Também podem transmitir o HIV, caso haja o contato direto com o sangue de uma pessoa.
Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vírus HIV em seu corpo, mas ainda não ter AIDS. Ao desenvolver a AIDS, o HIV começa um processo de destruição dos glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico (de defesa) dos seres humanos, sem eles, o doente fica desprotegido e várias doenças oportunistas podem aparecer e complicara saúde da pessoa. A pessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la.
Conceito
O coquetel é formado por medicamentos que agem de formas diferentes. Inibidores da transcriptase reversa, que é a enzima que transforma o RNA viral em DNA. Inibidores da protease, enzima que faz a síntese das proteínas virais. Inibidores da integrase, enzima que faz a integração do DNA viral ao DNA da célula humana. O AZT é um inibidor da transcriptase reversa, e é uma das drogas que compõem o coquetel.
Medicamentos (Coquetel)
Esses medicamentos agem no ciclo do vírus, principalmente nas enzimas que permitem sua multiplicação dentro das células hospedeiras. Existem alguns medicamentos cujo alvo é uma enzima primordial chamada transcriptase (inibidores da transcriptase), outros que atuam dentro ou fora da célula na enzima protease (inibidores da protease) e um terceiro grupo está sendo desenvolvidas para atingir as integrases, enzimas que fazem o material genético do vírus integrar-se ao material genético da célula.
Basicamente, o coquetel é composto de drogas que agem nas duas primeiras enzimas, que são fundamentais, e geralmente resulta da associação de 3 ou 4 drogas. Essa estratégia, que permite