Modelos atômicos
• A matéria é construída por átomos – partículas maciças e indivisíveis.
• Átomos não podem ser criados nem destruídos.
• Todos os átomos de um mesmo elemento são idênticos, tendo o mesmo tamanho, massa e propriedades químicas.
• Átomos de elementos diferentes diferem entre si.
• Todas as reações químicas consistem na separação, combinação ou rearranjo de átomos. Lodo, podemos imaginar o modelo atômico de Dalton, da seguinte maneira:
Por fim, novas descobertas feitas nessa época, principalmente a descoberta da natureza elétrica da matéria, a eletrização, a pilha de Volta, a condução de corrente elétrica, as descargas elétricas em gases, levaram à necessidade de aprimorar o modelo atômico de Dalton. Esse modelo atômico permaneceu até meados do século XIX, porém é até hoje usado para explicar muitos fenômenos, como as proporções entre os átomos durante uma reação química.
Modelo Atômico de Thomson Pesquisando sobre raios catódicos e baseando-se em alguns experimentos, Joseph Thomson propôs um novo modelo atômico. Thomson demonstrou que esses raios podiam ser interpretados como sendo um feixe de partículas carregadas de energia elétrica negativa. A essas partículas denominou-se elétrons. Por meio de campos magnético e elétrico pôde-se determinar a relação carga/massa do elétron. Consequentemente, concluiu-se que os elétrons (raios catódicos) deveriam ser constituintes de todo tipo de matéria, pois observou que a relação carga/massa do elétron era a mesma para qualquer gás empregado. O gás era usado no interior de tubos de vidro