Engenharia Química
QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL
RELATÓRIO DE EXPERIMENTOS EM SALA DE AULA
TURMA DIURNA
LETÍCIA GONÇALVES BATISTA
MATEUS DE ALMEIDA
PABLO VARALDA CAETANO
VÂNIA CLAUDINO SOUZA DOS SANTOS
BARRETOS
2013
LETÍCIA GONÇALVES BATISTA 522084 ENG.QUÍMICA
MATEUS DE ALMEIDA 521835 ENG MECÂNICA
PABLO VARALDA CAETANO 523549 ENG. MECÂNICA
VÂNIA C. SOUZA DOS SANTOS 521802 ENG. DE PRODUÇÃO
Relatório de experimentos realizados na sala de aula em grupo sob a orientação do Professor Jorge Ricardo Moreira Castro, com requisito parcial para a disciplina de Química Geral e Experimental.
BARRETOS
2013
EXPERIMENTO 1 – SEPARAÇÂO DE MISTURAS
OBJETIVO
Tem por objetivo a utilização do método mais adequado para separação de misturas.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
As separações de misturas são utilizadas para isolar substâncias ou misturas em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. Há vários métodos para que isso aconteça, como: filtração, destilação, decantação, cromatografia, entre outros; sendo cada um desses métodos para diferentes sistemas (heterogêneo ou homogêneo).
MATERIAIS E MÉTODOS
Nesse experimento foram utilizados os seguintes materiais um recipiente raso de porcelana, onde foi colocado 3 pedrinhas de iodo e duas colheres de sal; um pires, para colocar a pedra de gelo, bico de Bunsen para aquecer a mistura e placas de aquecimento.
RESULTADOS
Foi adicionado no recipiente raso de porcelana sal e iodo, no pires a pedra de gelo que foi colocado em cima deste citado primeiramente, esse material foi colocado para ser aquecido do bico de Bunsen. Através disso, o iodo foi se transformando do estado sólido para o gasoso, essa evaporação é de cor meia rosada, fazendo com o que o iodo fique preso na região inferior do pires, que estava voltada para o recipiente de porcelana. Conforme foi diminuindo sua