opiniao publica
Opinião Pública e sua formação
A opinião pública, imprecisa e mutável, é o pensamento predominante coletivo sobre determinada pessoa ou questão. Não é a soma de todas as opiniões particulares mas representa a tendência geral.
Sua formação, um processo lento de sedimentação popular, ocorre semelhante ao comportamento dos indivíduos quando inseridos na coletividade. O indivíduo não está inteiramente sob o próprio controle assim respondendo de uma forma consciente ou inconsciente às influências dos demais. Um outro fenômeno notório é conhecido como reação circular. A reação circular é a forma de estimulação recíproca pela qual a reação de um indivíduo reproduz o estímulo que recebeu de outro indivíduo, comunicando-lhe e intensificando o processo de estimulação que se repete.
Influência da mídia na opinião pública
A mídia, também conhecida como quarto poder, é a grande formadora da opinião pública. Inúmeras vezes ela lança informações causadoras de impacto na sociedade, tornando o assunto presente nas famílias, no trabalho, na escola etc. (conhecidos como círculos primários), transformando-se em conversação quase que diária e sedimentando assim a opinião pública. A imprensa (escrita e falada) é um poder em sua concepção sociológica principalmente porque tem o poder de condicionar que se define em fazer que outros façam o que se quer e pensar como se deseja, concedendo a falsa ilusão do pensamento livre e independente.
Importância da opinião pública
A opinião pública, nos países de livre manifestação de pensamento, constitui elemento decisivo de interação social. De forma especial tem especial importância para a Sociologia jurídica porque age como um verdadeiro termômetro revelando ao legislador e demais autoridades que atuam na ordem jurídica a temperatura social em torno de questões sociais relevantes e indicando as mudanças que precisam ser feitas nas leis e nas instituições jurídicas.
Sentimento coletivo de justiça