OPINIAO PUBLICA
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
OPINIÃO PÚBLICA E DEMOCRACIA:
CRISE E DIÁLOGO
Barbara Soares RA: 208242
Kathia Laurindo RA: 208265
Luana Daminelli RA: 208213
Luccas Vidigal RA: 208556
Priscila Oliveira RA: 208154
Renato Foti RA: 208136
SÃO PAULO - SP
2015
FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
OPINIÃO PÚBLICA E DEMOCRACIA:
CRISE E DIÁLOGO
Trabalho apresentado à Faculdades Integradas Rio Branco, matéria Teoria da Opinião Pública, com o objetivo de demonstrar o conhecimento adquirido em relação ao tema Opinião Pública e Democracia.
Professor: Orlando
SÃO PAULO – SP
2015
SUMÁRIO
1. O CONCEITO E FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA 5
1.1 Fatores Sociais 6
2. OPINIÃO PÚBLICA E DEMOCRACIA 7
3. CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
A opinião pública não constitui um padrão estático e nem inflexível, ela é o produto final de inúmeras influências, especialmente numa democracia, nós seres humanos temos o dever de descobrir os meios para ajustar os aspectos da nossa conduta individual e institucional, sob perspectiva política, a opinião pública é entendida como o conjunto de opiniões sobre assuntos de interesse nacional.
Nossas responsabilidades como cidadão não terminam quando nossas relações com o público são harmonizadas com a opinião pública, temos o dever de auxiliar e fazer da opinião pública àquilo que achamos que ela deve ser.
DESENVOLVIMENTO
1. O CONCEITO E FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA
Estudiosos da opinião pública consideram-na, antes de qualquer coisa, um estudo essencialmente interdisciplinar que envolve a Sociologia, a Psicologia Social, a Ciência Política e outras. O senso comum utiliza o termo opinião pública com naturalidade, mas ao investigador interessa saber o que é opinião pública. Essa ideia nos leva automaticamente, a lembrarmos de grupo, de público, de atitude de maioria, de opinião, do indivíduo no grupo, no público.
Convém também distinguir