impermeabilizações
‘’Conjunto de produtos e serviços destinados a conferir estanqueidade a partes de uma construção.’’
Sistemas de impermeabilização
-Consiste em impedir a ação da água na edificação.
-Composta de um conjunto de camadas específicas.
-Para uma boa execução são necessários 3 processos:
-Processos preliminares: Devem ser executados antes da aplicação de impermeabilizantes. ( -Preparação da Superfície (limpeza), Varrição, Aderência, Execução de enchimentos, Camada de regularização, Executar os rodapés, Recuperar o concreto, Fixar os tubos, Providenciar as fixações de máquinas e Criar bacia de drenagem.)
-Processos Impermeáveis: São os materiais propriamente ditos.
-Processos Complementares: Funcionam como proteções ou complemento dos sistemas.
ETAPAS DE UM PROJETO DE IMPERMEABILIZAÇÃO : Preparação, Regularização, Ensaio de Produtos, Impermeabilizações, Ensaios Hidráulicos, Proteções Mecânicas, Revestimentos.
Normas Técnicas: Elas devem ser adotadas para a elaboração e aplicação do projeto, caso contrário a responsabilidade é de quem não as seguiu.
Os SISTEMAS IMPERMEABILIZANTES podem ser rígidos ou flexíveis.
Os MATERIAIS PODEM SER asfálticos, sintéticos, Cimentícios e Resinas.
MATERIAIS ASFÁLTICOS (tipos de asfaltos: oxidados, modificados, emulsões, soluções), (Mantas: Quando são pré-fabricadas- estruturadas em poliéster, fibra de vidro, polietileno e outros / Membranas: Quando são moldados no local); Podem Ser aplicados: A frio, Quente, aderidos, flutuantes e Semi-aderidos.
Manta Asfáltica sem proteção: Manta impermeabilizante pré-fabricada à base de asfalto modifi cado com polímeros estruturada com poliéster pré-estabilizado. É necessário fazer proteção mecânica para proteção da manta. o produto atende às normas aBnt.
Vantagens: Maior flexibilidade e maior resistência; Excelente aderência; Espessura defi nida e constante; Rapidez na execução. Resistencia a pressão positiva.
Onde aplicar: É recomendado como