Relatorio Impermeabilizacoes
Introdução
O presente relatório é um produto da palestra sobre o tema Impermeabilizações, realizada no dia 24 de novembro.
As impermeabilizações são de extrema importância em qualquer construção, pois estão diretamente ligadas à vida útil do edifício. A finalidade delas é proteger a estrutura da ação da água, evitando, desta forma, a propagação de umidade e infiltrações.
Apresentaremos as classificações dos impermeabilizantes e falaremos de alguns produtos da marca BAUTECH®.
Relatório
Mantas Pré-moldadas
Mantas asfálticas estão caindo em desuso por serem feitas a base de asfalto, poluentes, consomem mais cimento do que necessário.
Laje > Manta Asfáltica > Camada de Argamassa
Para cada tonelada de clínquer produzido, são gerados 600kg de CO2 (gás carbônico).
A fabricação do cimento é o sétimo maior poluente a nível mundial.
Mais difíceis de instalar, exigem mão-de-obra especializada, oferecem um grau de risco muito grande, pode permitir a entrada de água e esta vai se acumular sob a manta asfáltica, pois nunca fica totalmente aderida ao substrato. Mesmo que se imprima com fogo, com primer, despois a manta se solta e fica flutuante.
Figura 1 - Aplicação de manta asfáltica
Fonte: http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/44/conhecendo-os-impermeabilizantes-veja-quais-saoos-sistemas-de-245388-1.aspx
A água que consegue passar pela parte solta, se acumula sob a manta asfáltica e não há como descobrir onde está ocorrendo a entrada de água, pois ela não se acumula no local onde há a abertura, o local de empoçamento vai depender do caimento da laje.
Para resolver este problema é necessário retirar toda a manta e refazer a impermeabilização. Mantas Moldadas em loco
Membranas aderidas são moldadas em loco e exigem menor consumo de cimento comparadas às mantas asfálticas.
Para se executar a impermeabilização aderida ou incorporada (no caso do sistema rígido), deve-se primeiro definir o sistema mais adequado para a estrutura em questão e então,