Contabilidade
Matrizes energéticas disponíveis
O grande desenvolvimento econômico alcançado com a industrialização foi possibilitado por matrizes energéticas renováveis e não renováveis.
Fontes não renováveis: Se encontram na natureza em quantidade limitada e é utilizada apenas uma única vez, acabou ele não se regenera tão facilmente. São elas:
Petróleo (combustível), carvão mineral (utilizado como combustível nas indústrias), gás natural (gás de cozinha), urânio (radioterapia).
Fontes renováveis: É a energia que vem de recursos naturais como o sol, vento, chuva, marés e energia geométrica que são recursos renováveis que naturalmente são reabastecidos. As principais são:
Energia Solar: É captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas e transformada em energia elétrica, também é utilizada em residências para o aquecimento de água.
Energia Eólica: É a energia que provem do vento. Tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas, para fazer funcionar a engrenagem de moinhos ao mover as suas pás ou para alimentar um gerador que a transforma em energia elétrica.
Energia Geométrica: aproveita-se o calor existente nas camadas interiores da terra para produzir vapor e acionar turbinas de produção elétrica.
Energia dos Oceanos: Consiste em aproveitar o movimento das ondas para acionar turbinas de geração elétrica, exigindo um sistema semelhante ao hidrelétrico, formando-se um reservatório junto ao mar para que com a maré baixa, as turbinas continuem a produzir.
Energia Hidrelétrica: É o aproveitamento da energia mecânica dos cursos d’água para a produção de energia elétrica, para isso exige-se a construção de grandes reservatórios.
Energia de Biomassa: Se realiza mediante combustão de material orgânico, como no caso do bagaço da cana moída.
A questão energética, crucial na questão do aquecimento global
A questão energética tem a ver com as