os contratualistas
CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA DE CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
OS CONTRATUALISTAS
- ESTUDO DIRIGIDO -
1. Elabore um texto que contemple os seguintes temas: - Relação entre racionalidade e política no pensamento dos clássicos da política - O contexto de surgimento de uma ciência voltada para os políticos; - As principais ideias dos clássicos da política: Hobbes, Locke e Reousseau; - As várias perspectivas de análise de relação governo e soberania.
Durante o período entre os séculos XVI ao XVIII surgiram correntes teóricas que visava refletir e tentar explicar como provavelmente se deu a criação do Estado, como a sociedade se comportava antes deste e quando os indivíduos sentiram a necessidade de sua criação. Os pensadores desta corrente filosófica tinham como base que o Estado havia sido criado por meio de um suposto contrato social. Entre os contratualistas mais famosos estão Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau.
O conceito central do contratualismo indica uma classe abrangente de teorias que tentam explicar os caminhos que levam as pessoas a formar Estados e/ou manterem a ordem social. Essa noção de contrato traz implícito que as pessoas abrem mão de certos direitos para um governo ou outra autoridade a fim de obter as vantagens da ordem social. Nesse prisma, o contrato social seria um acordo entre os membros da sociedade, pelo qual reconhecem a autoridade, igualmente sobre todos, de um conjunto de regras, de um regime político ou de um governante.
O ponto inicial da maior parte dessas teorias é o exame da condição humana na ausência de qualquer ordem social estruturada, normalmente chamada de "estado de natureza". Nesse estado, as ações dos indivíduos estariam limitadas apenas por seu poder e sua consciência. Desse ponto em comum, Thomas Hobbes (1651), John Locke (1689) e Jean-Jacques Rousseau (1762), os proponentes das