Arquitetura
HANSAVIERTEL EM BERLIM - 1957
Mara Oliveira Eskinazi
FORMAÇÃO E FILIAÇÃO ACADÊMICA:
Arquiteta e Urbanista, formada em 2003/02 pela Faculdade de Arquitetura da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Mestranda desde 2005/02 do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura (PROPAR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
ENDEREÇO:
Rua Gen. Florêncio Ygartua, 491/23
Bairro Rio Branco
CEP: 90.430-010
Porto Alegre – RS – Brasil telefones: (51) 3332-3576/ (51) 9126-7668 fax: (51) 3222-4246 e-mail: maraoe@via-rs.net
A INTERBAU E A REQUALIFICAÇÃO
HANSAVIERTEL EM BERLIM – 1957
MODERNA
DO
OITOCENTISTA
RESUMO
O Hansaviertel, bairro oitocentista cuja formação original era bastante integrada ao tecido urbano tradicional predominante na cidade de Berlim, foi em grande parte destruído com os bombardeios da II Guerra Mundial.
De localização extremamente central na cidade, o que de fato é hoje dele conhecido é o resultado de uma requalificação arquitetônica e urbanística realizada na década de 50 em decorrência da Interbau
(Internationale Bauausstellung) - primeira Exposição Internacional de Arquitetura ocorrida após a II Guerra
Mundial. A exposição, que trouxe para a paisagem do parque Tiergarten projetos de edifícios residenciais que expressam valores políticos como a liberdade e o pluralismo, utilizou-se do lema conhecido como “a cidade do amanhã” (die Stadt von Morgen) entre suas premissas básicas para a criação de uma área habitacional modelo do Movimento Moderno.
Em 1953, o Senado de Berlim estabelece que a reconstrução do bairro Hansaviertel seja ligada a uma exposição internacional de arquitetura moderna. Além disso, a sua reconstrução já havia sido pensada, antes mesmo de sua ligação com a realização do projeto de uma exposição internacional, como adversário moderno para a construção da Stalinallee – avenida de proporções monumentais, com