Os contratualistas
Palmares, setembro, 2013
1 – Quais são os teóricos da ciência política considerados contratualistas. Porque?
Thomas Hobbes(Leviatã),John Locke(Segundo o tratado do governo Civil),Jean Jacques Rousseau(O contrato Social) são os principais teóricos do contratualismo moderno com suas principais obras; Eles indicam abrangente teorias que tentam esclarecer os caminhos que levam as pessoas a formar Estados e/ou manter a ordem social, assim formando o contrato social.
2 – O que é Estado de Natureza para Thomas Hobbes, John Locke e Jean Jacques Rousseau.
Estado de Natureza para Hobbes – O homem é perverso por natureza. Os indivíduos vivem isolados e em permanente luta.Por que o homem fosse forte e inteligente, nenhum se ergue tão acima dos demais, portanto cada um de nós tem o direito de tudo e nesse estado reina-se o medo, pois possuem um poder ilimitado. ‘’O homem lobo do homem. ‘’
Jean Jacques Rousseau – Os indivíduos vivem isolados pelas florestas sobrevivendo com que a natureza lhe fornece, comunicando-se com música, gestos e entre outros, assim desconhecendo as lutas. ‘’Os humanos existem sob a forma do bom selvagem inocente. ‘‘ Porém tudo acaba quando acorre á divisão de valores entre meu e teu, existindo a prioridade privada.
John Locke – Um estágio pré-político, onde a igualdade e a liberdade eram exercidas dentro de um Estado Pacifico para manter paz e o homem não abusar da sua liberdade para prejudicar ao outros e se abusar à razão e dá ao outro a direito de punir, formando os conflitos ‘’O homem é seu próprio senhor, não é dependente a ninguém. ’’ Para amenizar as lutas faz-se necessária a administração da lei conferida,onde a única função do governo é a defesa da prioridade sem contravir a fim de proteger os direitos naturais: a vida, liberdade e bens.
3- Estabeleça entre a ideia de sociedade civil de Locke e a de Rousseau.
O Estado civil é