Os conflitos nas relações trabalhistas
VANESSA CATAPAN
RU: 577798
INTRODUÇÃO
As relações de trabalho, embora não pudessem ser consideradas assim, já existem há muito tempo. A sobrevivência do homem o obrigou a se relacionar, de diversas formas com as outras pessoas, às vezes de maneira exploratória, mas de alguma forma essa relação de convivência, pode-se dizer assim, foi se estabelecendo.
Com o passar do tempo o homem foi se agregando, formando organizações, espécies de sociedade. Era preciso matéria prima, desenvolvimento de técnicas para a transformação e comercialização dos seus produtos. Para tudo isso acontecer, não bastava alguém ter o capital para investir nas organizações, alguém tinha que realizar o trabalho. Precisava-se de mão-de-obra. E assim foram surgindo as primeiras relações de trabalho.
Como qualquer relacionamento que envolva os seres humanos, os conflitos nas relações de trabalho são inevitáveis. O que precisamos levar em conta, é que nem sempre esses conflitos são negativos, pois eles podem servir para a democratização das opiniões, incentivando o debate e a criatividade entre as pessoas.
Neste texto, além dos conflitos nas relações de trabalho, evidenciaremos a questão da Rescisão por Justa Causa, os motivos legais para que esta situação se configure, assim como as verbas rescisórias a serem pagas ao trabalhador.
A EVOLUÇÃO DAS RELAÇÕES TRABALHISTAS
A Revolução Industrial proporcionou condições mais favoráveis para o surgimento do direito do trabalho. A exploração do trabalho exigiu que o estado se manifestasse criando as normas que regulassem esta relação entre as grandes empresas industriais e o trabalho.
O surgimento da máquina à vapor mudou as necessidades das indústrias, onde antes não necessitavam de pessoal qualificado para o desempenho de atividades antes nunca realizadas, como por exemplo a manutenção das máquinas industriais, agora é necessária. Assim trabalhadores mais qualificados podiam exercer alguma