Os celtas
Arqueologia
O serviço regional de arqueologia informou que um tesouro composto por 293 moedas celtas de prata foi descoberto em Fullinsdorf, no cantão da Basileia. Segundo Urs Wutrich, chefe do departamento de Cultura, trata-se da descoberta arqueológica mais importante já realizada na Suíça. "É o achado do século".A maioria das peças são "quinários de Kaletedou", inspiradas nas moedas romanas.
Sociedade
Sua sociedade era, geralmente, dividida em clãs que reunia famíliasdividindo as terras férteis. A sociedade era dividida em nobres, homens livres, servos, artesãos e escravos, reservando grande prestígio e influência ainda para os druidas, denominação que era dada aos sacerdotes.
Eles viviam em tribos independentes; o poder era dado ao rei, escolhido pelo grupo, e que cuidava do bem-estar da sua comunidade.
Outro achado importante foi nos sítios arqueológicos de Hallstatt e da La Téne, onde encontraram equipamentos de guerra como as espadas, escudos e elmos e outros utensílios como vasos, braceletes e broches.
O mito de Merlin
Os primeiros registros que consta a existência de Merlin são do começo do século X. De acordo com os registros, Merlin era um mero profeta, mas o seu papel foi evoluindo gradualmente como mago, profeta e conselheiro, ativo em todas as fases da administração do reinado do Rei Arthur. Ao nascer, ele foi chamado com o nome de Emrys num local chamado Caer- Fyrddin (Carmarthen). Só depois ele tornou-se conhecido como Merlin, uma versão latinizada da palavra gaulesa, Myrddin.
Merlin é um dos seres mais enigmáticos que existiu, pois até hoje ninguém sabe se ele realmente existiu ou se é apenas uma lenda, afinal são apenas fragmentos sobre o profeta, e estórias confusas, que não se consegue