Direito Celta
Os Celtas foram um dos povos mas importantes da Europa ocidental. Pois foi um povo que mantiveram certa distinção dos demais povos germânicos com os quais tiveram contato.
A cultura celta teve como os principais elementos de formação, a religião e uma infinidade de dialetos. Pertencentes a mesma estrutura linguística .provavelmente este povo tem origem ariana onde ficaram conhecidos na alta idade media por uma grande variedade de imponentes nomes como: galegos ,escotos ,bretões dentre outros nomes.
Os celtas exerceram uma grande influencia cultural sobre a Irlanda tendo em visa que esta não tinha tido contato com o processo de romanização que alcançou diversas regiões da Grã-Bretanha temos como prova disso o idioma gaélico que até os dias de hoje é utilizado na ilha.
Os celtas disseminaram sua cultura em todos os cantos do continente. As localidades de maior influencia celta são: Irlanda, Inglaterra, Escócia, Pais de Gales, Bélgica, Portugal, França e Espanha (Galícia).
O Direito celta baseia-se nos costumes imemoriais. Do mesmo modo que os germanos os celtas desenvolveram um apurado censo de solidariedade clânica, onde fundava-se na previsão de uma série de leis de hospitalidade. Provavelmente os traços de unicidade cultural se destaquem a partir das diferenças geográficas, além disso, não há duvida que os costumes dos celtas espanhóis se assemelhem aos costumes dos gauleses ou dos bretões.
Indro montanelli destaca que os celtas da Gália eram divididos pelo sistema de castas, sendo elas três: “Os nobres ou cavaleiros que tinham o comando do exercito, os sacerdotes ou druidas que detinham o conhecimento e a religião, e como terceira casta o povo”.
De acordo com o predetermine-o da organização social os responsáveis pela interpretação das leis eram os sacerdotes, pois detiam o conhecimento perpassados pelos antigos, sendo que uma de suas doutrinas era não confiar à tradição