celtas
AIFF~ -V. Cuchulainn.
AMAETHON -Filho de Dôn; presidia a Agricultura.
AMERGIN -Druida. ""- V. Cessair.
ANDARTA -Deusa guerreira.
ANDRASTA -Deusa guerreira. Aparece com a rainha Budica. Tinha um esposo que foi identificado com Marte (deus da guerra) romano.
ARDUINA -Deusa de Ardennes. Foi identificada pelos romanos com Diana, a Artemis grega.
ARIANROD -Filha única de Dôn, divindade tutelar da constelação Corona borealis ("Coroa boreal"), que os gauleses chamavam Caer Arianrod ("'Castelo de Arianrod").
ARTIO -: Deusa adorada pelos helvécios das cercanias de Berna. A palavra artio significa "urso".
ARTUR -Quase todas as personagens, deuses e heróis, da mitologia céltica, e mais particularmente gaulesa (os gauleses eram c.eltas), se encontram fortemente evemerizadas nos romances do ciclo medieval de Artur, que constitui a massa principal da "matéria da Bretanha". A Historia Regtlm Britanniae ("História dos Reis da Bretanha"), de Geoffroi de Monmouth foi concluída por volta de 1136; as lendas heróicas da "Bretanha a Grande" se constituíram em romances arturianos nos séculos XII e XIII; em 1470 Sir Thomas Malory compôs a "':forte de Artur, traduzido ou inspirado em fontes francesas. .0 Ltvro Vermelho de Hergest (Livre rouge d'Hergest), manus.cnto do século XIV, contém, também, algumas façanhas do ReI Artur..
Artur é semideus, semi-rei, cujo protótipo, tálvez, tenha VIvido por volta do século V ou VI. Sua mulher, Gwenhwyar
BALOR -Gigante irlandês de "mau olho"; tinha as pálpebras caídas sobre os olhos e era mister um forcado para erguê-las; seu congênere gaulês chamava-se Yspaddaden.
BANBA -V. Cessa ir.
BARR-FIND -o mesmo deus Manannân, rei da ilha de Man, onde ainda se vê seu tÚInulo gigantesco, nas imediações do castelo de Peel; parece que tinha três pernas; Barr-Find é nome irlandês: "Cabeça Branca"; transformou-se no piloto Barin do Rei Artur; na hagiografia cristã tornou-se