as civilizações celtas
2) Olivier Launay
3) Ano de Edição 1978.
4) Esta obra retrata com uma riqueza muito grande de detalhes as descobertas realizadas sobre esta civilização indo-européia enigmática, desde os primórdios até as descobertas atuais.
5)Período de tempo é em torno do ano 900 a.C. até as descobertas mais recentes em relação ao povo celta (1978).
6) Esta obra inicia abordando que até um passado bem recente os franceses intitulavam-se em sua grande maioria originários dos francos, entretanto, este livro nos mostra que os francos foram simplesmente o último povo a jubjulgar a Gália, terra dos celtas, povo nativo da Europa que durante milhares de anos a maior parte deste continente. Podemos dizer que através de pesquisas recentes, achados arqueológicos e poucos manuscritos encontrados e que começou a se formar o quebra-cabeça de uma das mais intrigantes civilizações que existiram na terra, o povo celta. Civilização esta que segundo o autor era dividida em civilização céltica insular e continental, pois este povo habitava praticamente todo continente europeu e as ilhas em seu entorno, sendo que a principal era a Bretanha. O território celta sua população era bem maior do que hoje é a França, entretanto, como muitos desses territórios foram dominados por outros povos muito da historiografia celta foi aniquilada.
O livro aborda com grande riqueza de detalhes toda a cultura, hábitos, usos e costumes dos celtas e nos leva a entender que muitos povos de hoje ainda cultivam as tradições celtas. Por fim o declínio desta civilização ocorreu principalmente quando a mesma entrou em contato com o Império Romano, o qual depois de muitas guerras conseguiu dominar este povo, considerado por muitos, extremamente agressivo e guerreiro. Mas durante todo período da conquista vários heróis celtas se destacara, mas ninguém mais do que Vercingetórix, o qual chefiou um exército de tribos celtas que por detalhe não conseguiu superar o exército