Intodução celtas
O termo celtas engloba um conjunto de povos que eram organizados em várias tribos, entre eles os bretões, os gauleses, batavos, belgas e eburões. Não existem muitos registros, mas estipula-se que a história deles tenha durado cerca de 19 séculos, de 1800 a.C., que foi quando eles se separaram dos outros povos indo-europeus, até 1 d.C., quando algumas tribos começaram a se separar e ocorreu a invasão do império romano na região que eles habitavam.
Chegaram na Europa por volta de 4.000 a.C. e são considerados o primeiro povo civilizado de lá, tendo em 1800 a.C. uma cultura e um território estabelecido. Ocupavam a região que atualmente é a Alemanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, França e Inglaterra.
A organização social eram clãs, que era o conjunto de várias famílias que viviam em um mesmo núcleo de terras agrícolas mas tinha posse individual do gado. A organização política era dividida em três classes: 1. o rei e os nobres 2. os homens livres 3. servos, artesãos, refugiados e escravos.
Eram politeistas com características animalisticas, venerando divindades relacionadas a atividades, coisas e fenômenos da natureza, acreditando em varios deuses e representações de deuses tanto homens quanto mulheres, sendo a natureza a representação da Deusa mãe. Realizavam diversos cultos ao ar livre, como a comemoração dos solsticios e equinócios e acredita-se que nessas cerimônias ocorria o sacrifício de humanos.
Os celtas integram uma das mais ricas civilizações do mundo antigo. Estabeleceram contato comercial com diferentes civilizações da Antiguidade, por volta do século VI a.C., a relação com povos estrangeiros pode ser comprovada pela existência de elementos materiais de origem etrusca e chinesa. Por volta de 725 e 480 a.C. eles deram origem ao que ficou conhecido como a idade do ferro, sendo então considerados os introdutores da metalurgia do ferro no norte da Europa e Europa central, pois em outros territórios, como no Oriente, na India e no resto da Europa.