marxismo
O Regime militar no Brasil foi um período da História política brasileira iniciado com o golpe militar de 31 de março de 1964,que resultou no afastamento do Presidente da República de jure e de facto, João Goulart, assumindo provisoriamente o presidente da Câmara dos Deputados Ranieri Mazzilli e, em definitivo, o MarechalCastelo Branco.
O regime militar teve ao todo cinco presidentes e uma junta governativa, estendendo-se do ano de 1964 até 1985, com a eleição do civil Tancredo Neves.
O regime pôs em prática váriosAtos Institucionais, culminando com o AI-5 de 1968 a suspensão da Constituição de 1946, a dissolução do Congresso Brasileiro, a supressão de liberdades individuais e a criação de um código de processopenal militar que permitiu que o Exército brasileiro e a polícia militar do Brasil pudessem prender e encarcerar pessoas consideradas "suspeitas", além de qualquer revisão judicial.
Motivaçõesideológicas:
O golpe de estado de 1964, qualificado por personagens afinados como uma revolução, instituiu uma ditadura militar que durou até 1985. Os militares então justificaram o golpe, que eclodiucinco anos após o alinhamento cubano à União Soviética, governado por Nikita Khrushchev, sob alegação de que havia uma ameaça comunista, afirmando ter eclodido no caso uma contrarrevolução,fortemente contestada principalmente pela historiografia marxista.O golpe de estado de 1964, qualificado por personagens afinados como uma revolução, instituiu uma ditadura militar que durou até 1985. Os militares então justificaram o golpe, que eclodiucinco anos após o alinhamento cubano à União Soviética, governado por Nikita Khrushchev, sob alegação de que havia uma ameaça comunista, afirmando ter eclodido no caso uma contrarrevolução,fortemente contestada principalmente pela historiografia marxista.O golpe de estado de 1964, qualificado por personagens afinados como uma revolução, instituiu uma ditadura militar que durou até 1985. Os militares então justificaram