TRABALHO DE CONCLUSÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PLENA
Wagner Gonçalves Trancoso
Mat.: 07206131
Tel.: 021 9747-3972 e-mail: wagner.artesplasticas@hotmail.com
O LETRAMENTO POR MEIO DA ARTE: Uma análise histórica.
Projeto de Monografia apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia Plena da UNISUM como requisito parcial obrigatório para aprovação na disciplina Técnica de Estudo e Pesquisa Pedagógica, ministrada pelo prof. Jorge França, com vistas à Conclusão de Curso.
Orientador:
______________________________________
Rio de Janeiro
2013
INTRODUÇÃO
Os estudos do letramento tiveram início nos Estados Unidos, pouco depois da 2ª Guerra Mundial. Neste país, no Canadá, assim como em vários países da Europa, como França, Bélgica e Inglaterra, começou-se a perceber que, embora tidos como alfabetizados, indivíduos jovens e adultos não conseguiam lidar satisfatoriamente com as demandas sociais de leitura e escrita do dia-a-dia. Os dados estatísticos que esses países possuíam sobre analfabetismo não correspondiam à situação real de analfabetismo não correspondiam entre a população. Uma pesquisa recente mostra na Inglaterra, que 13% de adultos na faixa dos 23 anos de idade afirmam ter dificuldades para ler e/ ou escrever. Na Bélgica, em 1983, estimou-se o número de analfabetos na casa de cem mil indivíduos adultos (Descardeci, Maria Alice A.S.). No Canadá, ainda na década de 1980, o número de analfabetos foi estimado em 24%, sendo 28% em Queber. A França, que sempre teve o sucesso de seu sistema de ensino reconhecido mundialmente, registrou, na mesma época, o número alarmante de 9% de analfabetos entre sua população adulta. (STERCQ, Catherine, 1993).
No Brasil, os estudos do letramento iniciaram–se mais efetivamente na 2ª metade da década de 1982. A área do conhecimento pioneira nesses estudos foi a Linguística Aplicada hoje,