“Quem foram os celtas”
Quem foram:
Os Celtas, foram um conjunto de povos organizados em múltiplas tribos que se espalharam pela maior parte do oeste da Europa a partir do 2º milênio A.C.. Era um povo formado por indivíduos fortes e altos. Dedicavam-se muito à arte da guerra, embora também tenham desenvolvido muito o aspecto artístico, principalmente o artesanato. Conheciam técnicas agrícolas desenvolvidas para a época, como por exemplo, o arado com rodas.Fabricavam jóias, armaduras, espadas e outros tipos de armas, utilizando metais. Os celtas são considerados os introdutores da metalurgia do ferro na Europa, dando origem naquele continente à Idade do Ferro.
Eram bem instruídos no que se diz respeito à religião, filosofia, geografia e astronomia. Passavam sua cultura, conhecimentos e fatos oralmente.
Boa parte da população da europa ocidental pertencia as etnias celtas até a eventual conquista daqueles territórios pelo império romano. Os grupos celtas eram compostos de várias tribos, entre eles os bretões, os gauleses, os escotos, os eburões, os batavos, os belgas, os gálatas, os trinovantes, e os caledônios. Muitos destes grupos deram origem ao nome das províncias romanas na Europa, as quais que mais tarde batizaram alguns dos estados-nações medievais e modernos da Europa.
As manifestações artísticas celtas possuem marcante originalidade, embora possuam influências asiáticas e das civilizações do mediterrâneo (Grecia, Roma..). Há uma nítida tendência abstrata na decoração de peças, com figuras em espiral e desenhos geométricos. Entre os objetos recuperados, destacam-se peças ricamente adornadas em bronze, prata e ouro, com incisões, relevos e motivos entalhados. A influência da arte celta está ainda presente nas iluminuras medievais irlandesas e em muitas manifestações do folclore do noroeste europeu, na música e