Portfólio Sobre O Poder da Mulher Celta
PROBLEMATIZAÇÃO: Como era assegurado o poder feminino nas tribos célticas da Antiguidade?
Porto Alegre,
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho enfoca o papel desempenhado pela mulher na sociedade celta durante a Antiguidade. Com o tema Poder Feminino na Sociedade Matricêntrica Celta esclareceremos a seguinte problemática “Como era assegurado o poder feminino nas tribos célticas da Antiguidade?”.
O âmbito social da pesquisa está incutido nas questões que nos levaram a enveredar pela magia Celta. Inicialmente particulares, nossos motivos advinham de nossas buscas intrapessoais de conexão com o Sagrado Feminino. Contextualizando o momento social em que vivemos, de luta pelo reempoderamento da mulher, nos remetemos a um passado longínquo para rememorar um tempo onde o poder feminino foi vivido em sua plenitude. No campo científico nosso trabalho desvela o desconhecimento sobre a posição da mulher nas civilizações antigas, descritas com o passar do tempo, sob perspectivas patriarcais.
A partir dos estudos a realizados sobre sociedades matricêntricas, especificamente as que incluíam os celtas, buscamos a compreensão de como operava o sagrado feminino nos campos políticos, sociais e econômicos desta civilização.
Seguem nossas hipóteses sobre a referida problemática; “Seria o Sagrado Feminino que inicialmente sustentava o poder da mulher em outros campos desta civilização, além da religião?”; “Seria o poder místico feminino advindo da ignorância dos homens em relação à continuação da vida?”.
METODOLOGIA
A pesquisa desenvolvida segue a linha bibliográfica, onde os dados coletados se dão a partir de livro e artigos científicos. Primeiramente por meios eletrônicos selecionamos os artigos de maior relevância sobre os celtas e abrimos espaço para leituras afins, que nos introduzissem ao entendimento de como funcionavam as Sociedades Matricêntricas. Os artigos complementam nossa pesquisa, que será