Joalheria
PROJETO DE ACESSÓRIOS I
MARIA AUXILIADORA
MACROTENDÊNCIA: IDIOMATIC
ORIGENS CELTAS
MACROTENDÊNCIA: IDIOMATIC
" Globalização não é mais um inimigo: Ela permite que o que é local, inspire e floreça."
A Idiomatic é a macrotendência que explora as idiossincrasias regionais contemporâneas com um apelo global, celebrando a cultura local, ex: artistas chineses valorizam o país para evitar internacionalização da China, Dialetos que são valorizados, Ilustrador faz uso da estética inspirada nas suas visitas à África para retratar designers de moda, Inspirações em tribos africanas para criar uma linha moderna de roupas, Inspirações nas comunidades. O foco recente no indivíduo é substituído pela ênfase na comunidade. Símbolos , costumes e conquistas destas comunidades impulsionam a criatividade, ex: Marca de Luxo chinesa celebra a herança o estilo de vida e a estética nômade.
Celebra a singularidade das culturas regionais e das Comunidades que as formam com bordados e tecidos rústicos, que misturam culturas tão diferentes quanto a africana e a ucraniana por exemplo. Se inspira nas normas estilísticas e comportamentais que totalizam essas culturas e as compartilha com o mundo, buscando uma estética visual que é mais real e em sintonia com a vida moderna. “Ser provinciano é cool” foi uma das frases de abertura do vídeo que apresentava esta tendência, que contou com a trilha sonora do sertanejo mais traduzido dos últimos tempos, “Ai, se eu te pego” de Michel Teló. O que o vídeo e a música queriam expressar era a valorização da essência de uma cultura (o sertanejo, no caso) e a reação das pessoas a mesma.
TEMA: RETORNO ÀS ORIGENS CELTAS
Os celtas integram uma das mais ricas civilizações do mundo antigo. As origens desta civilização remontam ao processo de desenvolvimento da Idade do Ferro, quando estes teriam sido os responsáveis pela introdução do manuseio do ferro e da metalurgia no continente europeu. De fato, o