A SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR DE JOALHERIAS DO MANAUARA SHOPPING
5847 palavras
24 páginas
A SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR DE JOALHERIAS DO MANAUARA SHOPPING Séfora Litaiff Cativo
Helen Rita Menezes Coutinho
RESUMO
O presente estudo constitui uma análise do processo de satisfação do consumidor de joalherias do Manauara Shopping, construída através do levantamento de dados originários da satisfação ao comprar, da observação do padrão cultural e de como se apresentam as necessidades pessoais. A pesquisa, do tipo quantitativo indutivo, teve sustentação teórica em duas áreas do conhecimento – Ciência do Comportamento Humano e Comunicação Social. Na coleta de dados, foi aplicado um questionário direcionado aos consumidores de jóias exclusivamente do Manauara Shopping, mas especificamente do segundo piso denominado Castanheiras. Da análise e interpretação dos dados chegou-se a conclusão que o processo de compras em Joalherias do Manauara Shopping destinado a este tão exigente e seleto consumidor depara-se com particularidades no que diz respeito à postura assumida pelos mesmos frente ao papel do serviço oferecido. A presente pesquisa possibilitou a maximização do entendimento do novo perfil dos clientes, sabendo-se que o mercado de luxo está em constante mudança e ascensão, fazendo-se necessário uma urgente mudança da visão dos gestores atuais, focando no cliente e buscando investir na implantação de treinamentos e reciclagens a seus colaboradores para melhor atender e proporcionar a satisfação do cliente.
Palavras-Chave: Satisfação. Consumidor. Mercado de Luxo.
1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais podemos perceber que ocorreram muitas mudanças consideráveis no comportamento do cliente por influência da tecnologia e seus efeitos, a mídia com informações que massificam diariamente as mentes da população de todas as idades, oferecendo facilidades, vantagens, inovação, conforto, exclusividade atraindo assim milhares de clientes.
Com a competição cada vez maior entre as organizações, a conquista e, principalmente, a fidelização de clientes tornou-se