economia
Cap. 13- Economia Agroexportadora
#Brasil: economia agroexportadora
Da época colonial (1500) até a República velha (1830) a economia brasileira dependeu das exportações de produtos como açúcar, algodão, café, borracha..
#Ciclos:
De acordo com os produtos exportados com maior destaque, em diferentes épocas, surgem os ciclos, como o ciclo do açúcar, do café.
#Desempenho da economia:
O bom desempenho da economia dependia das condições do mercado internacional dos produtos exportados. A variável-chave no Império e na República Velha era o preço internacional do café.
A demanda dependia das oscilações no crescimento mundial, aumentava em momentos de prosperidade e caía quando os países ocidentais (EUA e Inglaterra) entravam em crise, guerra.
Logo a economia agroexportadora tinha elevada vulnerabilidade.
#Desigualdade:
O setor exportador é dinâmico e tem uma rentabilidade muito elevada, logo possui uma elevada concentração de recursos naturais e de capital. Desse modo se explica a grande desigualdade na distribuição da renda nessa época. Não se pode deixar de lado os fatores históricos como a estrutura fundiária.
#Modelo de desenvolvimento voltado para fora:
Desenvolvimento caracterizado por um alto peso no setor externo na economia, com uma diferença entre a base produtiva e a estrutura de consumo do país.
Esses gráficos mostram a diferença entre a exportação e a importação. Todo problema no balanço dos pagamentos pode implicar queda nas importações, afetando diretamente as condições de consumo da economia.
#Oscilações de preço na economia cafeeira:
Há 3 ciclos de preços no período de 1851 a 1908.
>Motivos das oscilações:
1º) condições de demanda;
2º) condições de oferta: incidências de geadas e pragas, e o investimento em novos cafezais. Existe uma defasagem entre o plantio dos novos cafezais e a produção de café (4 anos).
Logo,se houver um aumento de demanda hoje, só daqui a 4 anos haverá um