Os benefícios do GPS
O presente trabalho irá abordar como tema principal o GPS (Sistema de
Posicionamento Global), citando suas descrições técnicas, suas aplicações, suas vantagens e desvantagens entre outros. Dando ênfase à apresentação do GPS como um aparelho muito difundido e utilizado nos dias de hoje. O tema abordado é de extrema importância para a sociedade atual, pois vivemos em uma época em que perder tempo procurando seu destino em um mapa de papel convencional é considerado totalmente antiquado.
3
GPS – Global Positioning System
O Sistema de Posicionamento Global, popularmente conhecido por GPS, é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo, assim como informação horária, sob todas quaisquer condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra, desde que o receptor se encontre no campo de visão de quatro satélites GPS.
Em 1957, a antiga URSS lançou o primeiro satélite artificial: o Sputnik 1. Os cientistas aperceberam-se rapidamente de que, usando o Efeito Doppler era possível calcular a órbita de um satélite. Depois, descobriram que, invertendo-a, era possível usar satélites para calcular a posição de um receptor na Terra.
A base do GPS moderno foi criada durante o início dos anos 60 pelo exército norte-americano. A Marinha, a Força Aérea e o Exército apresentaram as suas ideias e conceitos e, em 1973, o governo dos EUA aprovou um projeto que incorporava elementos de cada uma das propostas. Esse projeto deu origem ao NAVSTAR.
O primeiro satélite do novo NAVSTAR GPS foi lançado em 1974 e, entre 1978 e
1985, foram lançados outros 11 para propósitos de teste. A constelação completa de
24 satélites, que permite hoje ao seu sistema de navegação ter uma cobertura de GPS em todo o mundo, ficou terminada em 1993.
A revolução causada pelo GPS na geografia é comparável (senão maior) a revolução da descoberta do continente americano que ampliou o mundo conhecido
até