Sistema de informaçoes de gp
1-INTRODUÇÃO O presente trabalho abordará sobre o tema Bancos de Dados e Sistemas de Informações da Gestão de Pessoas (GP) e terá como objetivo conhecer quais são as necessidades de informações da empresa, como montar o banco de dados da GP, para supri-las e descrever sobre como o gerente de linha e colaboradores possam obter informação e tomar decisões adequadas, assim tornando-se necessário um sistema de informações de GP como suporte.
Para Chiavenato (2008) banco de dados é um sistema onde constam os cadastros de dados que precisam ser processados para serem transformadas em informações, estas são informações pessoais sobre todos os colaboradores, cargos, seções, renumeração, benefícios e outros cadastros, dependendo da necessidade da organização. Já o sistema de informação da GP para Chiavenato (2008) pode ser destinado aos especialistas de GP, aos gerentes de linha e a todos os funcionários. Como requer investimentos, o sistema precisa ser avaliado quanto aos seus custos e benefícios.
De acordo com o autor Tegon (1999) os Sistemas de Informação, além de continuar respondendo por questões de cunho operacional, passa também a ser responsável direto por ajudar a empresa a atrair, reter e desenvolver as pessoas que compõem o seu negócio, em especial os Sistema de Informação de Recursos Humanos (SIRH) por lidarem com o bem mais precioso da empresa, ou seja, o Ser Humano, tem hoje papel preponderante para a consolidação das tendências de um mundo globalizado e que invariavelmente trarão consequências decisivas no modo como se realizará o gerenciamento dos negócios empresariais no próximo milênio.
O presente trabalho irá aos próximos capítulos descrever sobre a Importância do Banco de Dados nas Organizações e Sistema de informação da GP e tomada de decisões nas organizações.
2- DESENVOLVIMENTO
2.1 – IMPORTÂNCIA DO BANCO DE DADOS NAS ORGANIZAÇÔES
Segundo Chiavenato (2008), Banco de Dados é um