Sistema Global de posicionamento
Data: 17 de abril de 2014
Professor: Daniel
Alunos: Daniel Neves, Dennys Oliveira e Larissa Vieira.
Turma: 1003
Matéria: Matemática
Sistema de Posicionamento Global (GPS)
Introdução
Sistema de Posicionamento Global é um sistema de navegação que compreende uma rede de 24 satélites colocados em órbita pelo Departamento de Defesa dos EUA. Concebido para fins militares, o governo americano disponibilizou o sistema para uso civil na década de 1980. O GPS funciona em qualquer condição de tempo, em qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia, sem taxas de assinatura ou outro tipo de pagamento para sua utilização.
Como funciona o sistema de satélites GPS?
Os 24 satélites que fazem parte do segmento do espaço (o segmento em terra compreendem os usuários e seus receptores) orbitam a aproximadamente 12.000 milhas de altitude, mais de 19.300 km. Os satélites GPS funcionam com energia solar. Possuem baterias de segurança para mantê-los em funcionamento no caso de um eclipse solar. Pequenos foguetes em cada satélite os mantêm percorrendo seu curso correto. Estão constantemente percorrendo duas órbitas completas em menos de 24 horas. Estes satélites viajam a uma velocidade de, aproximadamente, 7.000 milhas/h, mais de 11.200 km/h, transmitindo informações.
Os receptores
Os receptores GPS usam essas informações e a triangulação para calcular a posição exata do usuário. O receptor em terra compara o tempo em que um sinal leva para ser transmitido pelo satélite e chegar até ele. A diferença de tempo entre a transmissão pelo satélite e a recepção mostram ao receptor à distância em que este satélite se encontra. Com a medida da distância de alguns outros satélites, o receptor pode determinar a posição do usuário e mostrá-lo num mapa eletrônico.
Posição 2D
O receptor GPS deve garantir a recepção contínua de sinais de pelo menos três satélites para calcular uma posição 2D (duas dimensões: latitude e