Os anos 80 - nascimento da CUT
Os anos 80 teve inicio particularmente dificil e significativas transformações no movimento sindical em nosso país, retomava-se também uma velha aspiração operária , era preciso criar uma Central Única dos Trabalhadores , capaz de se constituir em uma ferramenta a mais na luta dos assalariados em seus embates contra o capital. A expansão significativa das lutas dos assalariados médiose a constituição de inúmeras associações sindicais e profissionais também marcaram os anos 80.
Em 1981 ocorreu a 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora que reuniu mais de 5 mil delegados sindicais e de base, foi um dos mais importantes eventos da historia sindical e do trabalho no Brasil. Foi neste encontro que deu-se o primeiro passo para a criação da Central única dos Trabalhadores . No entanto surgiram as diferenças no mundo sindical o Novo Sindicalismo e a chamada Unidade Sindical e foi dessa divergencia que surgiu em 1983 as duas principais centrais sindicais hoje existentes: Central Única dos Trabalhadores (CUT) nascida no Congresso de São Bernardo e a Confederação Geral dos Trabalhadores , nascida no Congresso da Praia Grande .
A diferenças entre a CGT e a CUT são bem expressivas . A CGT tem um forte apoio de esquerda tradicional e associou-se ao chamado " sindicalismo de resultados" tedência que defende enfaticamente o capitalismo. A CGT é a central sindical de da ordem, aberta e docil ao capital nacional e estrangeiro , sua liderança estampa a penetração da ideologia burguesa junto ao movimento operário. Agora sem o apoio de esquerda tradicional aproximou-se da CUT e esquece que o capitalismo brasileiro é fundado na super exploração do trabalho, conta com o apoio total e irrestrito da mídia e divulga líderes sindicais que defendem o capitalismo. A CGT vive sustentada por ampla parcela da burocracia sindical antiga , herança do sindicalismo atrelado da