Anistia e redemocratização brasileira
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
Angélica Maria Oliveira
Fernanda da Cruz de Oliva
Jamaica Nascimento dos Santos
Karina de Souza Bettio
Natali Rocha Barboza
Nilma Goes Oliveira
Paulo César Batista de Jesus
Anistia e Redemocratização Brasileira
São Cristóvão
2008
Anistia e Redemocratização do Brasil
Angélica Maria Oliveira, Fernanda da Cruz de Oliva, Jamaica Nascimento dos Santos, Karina de Souza Bettio, Natali Rocha Barboza, Nilma Goes Oliveira, Paulo César Batista de Jesus.
Resumo
O presente artigo resgata a história político-social e econômica recente do Brasil, mais precisamente um recorte do período que abrange o processo de “abertura” e redemocratização brasileira que começa mais ou menos no ano de 1974, durante a ditadura militar e termina em 1989 com a recente eleição direta para presidente e adoção de um novo modelo econômico. Foram evidenciados acontecimentos relacionados a fatos, leis e movimentos sociais e de trabalhadores que marcaram a época em questão no país e no mundo, passando pelos seus respectivos governos de Estado brasileiro.
Palavras-chave: Crise econômica. Abertura política. Anistia. Redemocratização.
Introdução
Para entender o processo de anistia e redemocratização brasileira faz-se necessário primeiramente compreender os aspectos socioeconômicos da época no Brasil, na América Latina e no mundo, como também considerar prioritariamente que a história acontece de maneira processual, já que não existem fatos isolados. Contudo, a história do homem e da sociedade contemporânea é a própria história do capitalismo, e é a partir deste ponto de vista que deve ser analisada, pois: (...) o atraso e a miséria da América Latina são o resultado do seu fracasso. Perdemos; outros ganharam. Mas acontece que aqueles que ganharam,