Redemocratização
2- Resumo/ Contexto- O período da redemocratização no Brasil tem seu inicio na abertura política, passando pelo governo de Figueiredo e culminando nas “Diretas Já”. A grosso modo é o período abrange desde o governo Ernesto Geisel até a eleição indireta de Tancredo Neves, que morre pouco antes de chegar ao poder, que resulta na posse do vice, José Sarney. Instaurando o período que será denominado de Nova República.
3 – Introdução: No final da década de 70, na transição do governo Geisel para o de Figueiredo, ficava claro que a ditadura estava acabando. Ambos eram favoráveis a abertura política, entretanto, seria errado atribuir o fim do regime à boa vontade democrata dos militares.
Com a crise econômica: Inflação, diminuição do crescimento econômico e o aumento da pobreza. Bastou Geisel diminuir a censura que surgiram os escândalos de corrupção no governo, fazendo diminuir a confiança da população no governo. Como conseqüência, o MDB agora ganhava mais votos do que o ARENA, em contraste com o início do regime, quando, praticamente, só havia ARENA no Brasil. Portanto, a tal abertura política não foi resultado simplesmente da boa vontade governamental, mas sim de um recuo de um regime acuado pela crise e atacado por um povo que se organizava.
4- Desenvolvimento :
4.1- Governo Geisel -Em 1975 é criado o MFA (Movimento Feminino pela Anistia) para que os presos políticos fossem soltos, os exilados pudessem retornar ao Brasil e os cassados recebessem justiça.
Em 1975 a oposição passou a atuar de outra forma, contavam com a sociedade civil, ou seja, sindicatos, associações de moradores, grupos feministas, igrejas e comitês de defesa dos direitos humanos.Os estudantes universitários também se mobilizam e tentam restaurar a UNE (PUC-SP), embora tenham fracassado nessa tentativa, só em 1979 em Salvador ela é oficialmente restabelecida.Em 1978 é criado o CBA (Comitê Brasileiro pela Anistia) Elis Regina emociona o país ao cantar