Aula de didática
Dentre as competências apontadas no texto ora em apreço, há a mediação reflexiva, que agrega em sentido amplo a habilidade pedagógica no ato de ensinar, não basta tão somente deter conhecimento aprofundado em sua área de atuação, deve-se buscar métodos para transformar o processo de aprendizagem em “um processo de humanização que ocorre na sociedade humana com a finalidade explícita de tornar os indivíduos em participantes do processo civilizatório e responsáveis por levá-lo adiante.” (PIMENTA; ANASTASIOU, p. 80, xxxx).
Desse modo, infere-se na perspectiva de estimular o universitário a ter uma visão crítica e transformadora do mundo ao sua volta, implicando na contextualização das discussões lhes apresentadas, fazendo que os mesmos elevem seus níveis de conhecimento, a função social do professor não é só ensinar e sim educar, proporcionando uma visão mais densa da realidade.
Frente as mais variadas formas de práticas pedagógicas aplicadas até os dias de hoje, aparece a da era tecnológica, reconhece-se a importância expressiva de tais ferramentas, mas, não se pode deixar de lado técnicas pedagógicas que podem contribuir para a construção do conhecimentos dos alunos, sempre preparando-o para ter uma leitura crítica das demandas sociais, pressupõe-se que a renovação pedagógica é necessária visto que esta deve acompanhar os avanços tecnológicos sem deixar que estes a substituam.
Deve-se ainda, evitar a chamada “fragmentação dos saberes da docência”, buscando reuni-los com o objetivo de proporcionar uma formação mais concisa, uniformizando as áreas do conhecimento, a fim de instrumentalizar a pedagogia. A junção dos saberes pressupõe o entendimento de determinar o que se faz, que para Houssaye (1995) “a pedagogia se transformará a medida que tomar a ação como referência da qual parte para qual se volta.”
Ressalta-se que a