Redemocratização
Em 15 de abril de 1964, Castelo Branco foi eleito pelo congresso nacional a presidente da república. E em seu governo assume uma oposição autoritária onde estabeleceu eleições indiretas para presidente vários parlamentares federais e estaduais tiveram seus mandatos cassados, cidadãos tiveram seus direitos políticos e constitucionais cancelados e os sindicatos receberam intervenções do governo militar. E ainda em seu governo foi instituído o bipartidarismo, só estavam autorizados o funcionamento de dois partidos: MDB->MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO
ARENA-> ALIANÇA RENOVADORA NACIONAL; Enquanto o primeiro era de oposição de certa forma controlada, o segundo representava os militares.
GOVERNO COSTA E SILVA (1967-1969)
Em 1967, assume a presidência o general Arthur da Costa e Silva. Após ser eleito indiretamente pelo congresso nacional. Seu governo é marcado por protestos e manifestacões sociais. A marcha dos cem mil e manisfestação contra o regime militar realizada em junho de 1968, a não autorização pelo congresso para processar o deputado Márcio Moreira Alves, fez com que em 13 de Dezembro de 1968, Costa e Silva decretasse os 05 ato institucionais. E esses foram o mecanismo utilizado pelos militares para instaurar a ditadura militar no Brasil foram eles:
* O 1ª ato imposto ao pais em 09 de abril de 1964, depois da derrubada de João Goulart por empresários e militares, estabelecia que ficassem suspensas por seis meses a garantia constitucionais de vitalicidade e estabilidade em empregos públicos, o presidente passava a ter o direito de cassar mandatos e suspender os direitos políticos por dez anos de qualquer cidadão a propor emendas constitucionais e decretar estado de sítio.
*O 2ª ato Decretado em outubro de 1965 por Castelo Branco após sua posse determinava que as eleições para presidente da República passava a ter o direito de decretar o fechamento do congresso nacional, das assembleias legislativas, estaduais e das