os 3 pilares para uma educação de qualidade
Introdução
O trabalho irá apresentar os três pilares para que haja uma educação de qualidade, estes pilares seriam à afetividade, cognição e interação. Tal tema foi escolhido para verificar a contribuição desses três pilares para que possa haver uma educação de qualidade. Compreender a importância dos três pilares: afetividade, cognição e interação é fundamental para o professor obter mais sucesso relativamente ao rendimento acadêmico do aluno e efetivamente uma educação de qualidade. Analisar em que à afetividade, sentimento, emoção e paixão, estão interligadas nos três pilares importantes para se ter uma educação de qualidade. Será feita uma leitura sobre os conceitos de afetividade, cognição e interação sob a visão de autores como Wallon, Piaget e Vygostsky, importantes autores que conceituaram sobre o desenvolvimento humano e suas particularidades.
Fundamentação
Na Teoria de Piaget, segundo Alencar (s/d), o desenvolvimento se dá pela contribuição e complementaridade dos aspectos funcionais,com os aspectos estruturais. A afetividade estimula o desenvolvimento cognitivo e se fortalece com as estruturas construídas e a atividade intelectual desenvolvida.
O desenvolvimento mental evolui até chegar um equilíbrio final adquirido pelo processo de equilibrarão, que é aquisição de informações do mundo externo que se acomoda com o mundo interno de cada um. O desenvolvimento afetivo tende a uma maior equilibrarão com o aumento da idade ( Piaget, 1976 apud Alencar, s/d). Como o desenvolvimento humano resulta das interações do sujeito com os objetos que os rodeia, “ todas as formas de conhecimentos, como também a construção das estruturas mentais, dependem direta ou indiretamente da experiência do indivíduo com o meio físico ou social” (Ross, 1998, p.89).
Assim, o conhecer e a afetividade dependem