Programa 8 pilares da TPM
Diretor:
João Roberto Campaner
Coordenador:
Antonio Carlos Lemos Carvalho
Professores:
Clodomil
David
Sumário
Introdução
Este trabalho aborda a teoria envolvida na Manutenção Produtiva Total, em inglês Total Productive Maintenance (TPM), e apresenta um estudo de caso mostrando os resultados da implantação do programa. Mostrar que, quando devidamente inserida, traz benefícios na produtividade, qualidade dos produtos, disponibilidade do equipamento e segurança. Além disso, é possível despertar o zelo e interesse da força de trabalho pelo equipamento que operam. Para seu sucesso é necessário que todos os níveis da companhia se envolvam nas atividades de manutenção – disposição dos recursos, gestão das atividades e operação - e assimilem sua filosofia.
A história da manutenção mostra que, em pouco mais de 100 anos, ela evoluiu de sua condição inicial de “socorro” para permitir a continuidade da produção, após uma quebra, para uma necessidade de produção, ou seja, uma ferramenta que confere confiabilidade a um processo produtivo. Em curto espaço de tempo, o Socorro passa a ser uma Manutenção Corretiva, que evolui para uma Manutenção Preventiva, em seguida para uma Manutenção Preditiva.
Com o enforque nesse tipo de manutenção foi desenvolvido o conceito de manutenção produtiva total, conhecido pela sigla TPM (Total Productive Maintenance), que inclui programas de manutenção preventiva e preditiva. O