Pilares do TPM
Busca a falha zero e quebra zero dos equipamentos, associado ao defeito zero nos produtos e perda zero no processo, atuando diretamente no lucro da Empresa à medida que melhora a produtividade e conseqüentemente adquire maior competitividade.
TPM depende da capacidade para conhecer perfeita e continuamente o funcionamento e o estado do equipamento para prevenir e evitar falhas.
Pilares da TPM
1° Pilar: Segurança, Higiene e Manutenção Autonoma
O principal objetivo desse pilar é acidente zero, além de proporcionar um sistema que garanta a preservação da saúde e bem estar dos funcionários e do meio ambiente.
2° Pilar: TPM Administrativo
O principal objetivo desse pilar é eliminar desperdício de perdas geradas pelo trabalho de escritório, é necessário que todas as atividades organizacionais sejam eficientes.
Reduzir os processos burocráticos tendo por objetivo agilizar as atividades de reposição de peças é o foco deste pilar.
3° Pilar: Controle Inicial
Consolida toda sistemática para levantamento das inconveniências, imperfeições e incorporações de melhorias, mesmo em máquinas novas e através dos conhecimentos adquiridos, tornando-se apto a elaborar novos projetos onde vigorem os conceitos PM ( Prevenção da Manutenção), o que resultará em máquinas com quebra zero.
Neste pilar é importante implementar, manter e agir com a manutenção preditiva monitorando as máquinas com o intuito de haver o máximo de disponibilidade. Normalmente na industria brasileira os índices variam entre 94% e 98%. No Japão, Europa e EUA o índice é bem próximo aos 100%.
4° Pilar:Manutenção da Qualidade
Destinado a definir condições do equipamento que excluam defeitos de qualidade, com base no conceito de manutenção do equipamento em