sistema de informacao
Gasto: é o termo genérico usado para expressar tanto custo como despesas. São medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização têm de arcar a fim de atingir seus objetivos, é um bem ou serviço que se utiliza na produção de outro bem ou serviço.
Custo: é todo gasto de material, mão-de-obra, serviço e consumo que, de forma direta ou indireta, acompanha o produto. Pode ser fixo ou variável.
PARTE SAMANTHA
Custo Fixo: custo fixo, todo aquele custo que independe do volume de produção do período, isto é, qualquer que seja a quantidade produzida, esses custos não se alteram.
Os custos variáveis são aqueles que variam em função do volume de produção, ou seja, da variação da quantidade produzida no período. Quanto maior o volume de produção no período, maior será o custo variável e, conseqüentemente, quanto menor o volume de produção no período, menor será o custo variável.Os custos variáveis têm relação direta com os custos diretos de fabricação.
PARTE LAURA
Despesa: é o gasto acessório ao produto ou serviço que não o integra diretamente, ou seja, não é diretamente ligado ao produto, mas é necessário para a manutenção da empresa. Exemplo: publicidade, despesas com contabilidade, impostos sobre vendas, comissões sobre vendas.
Como exemplo, pegaremos a empresa de Eduardo Silva proprietário de um pequeno comércio varejista de roupas.
Despesas fixas
Despesas fixas com pessoal
Salários 3430,00
Encargos Sociais e Provisões obre Salários (34%) 1166,20
Benefícios 150,00
Pró-Labore 1500,00
Encargos Sociais (Pró-Labore) (11%) 165,00
Total de Despesa com Pessoal 6411,20
Despesas com ocupação
Aluguel do Imóvel