Orçamento publico e orçamento privado
O planejamento financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. Dois aspectos considerados como chaves do planejamento financeiro podem ser destacados: O Planejamento de Caixa e O Planejamento de Lucro. O primeiro envolve a preparação de orçamentos de caixa da empresa; por sua vez, o planejamento o de lucros é normalmente realizado por meio de demonstrações financeiras projetadas, as quais não apenas são úteis para fins de planejamento financeiro interno, como também são comumente exigidos pelos credores atuais e futuros.
O processo de planejamento financeiro inicia-se com planos financeiros à longo prazo ou estratégicos, que por sua vez direcionam a formulação de planos e orçamentos operacionais de curto prazo. De forma geral, é por meios desses planos e orçamentos a curto prazo que se implementam os objetivos estratégicos a longo prazo da empresa.
O Orçamento público é um instrumento de planejamento e execução das Finanças públicas. Na atualidade o conceito está intimamente ligado à previsão das Receitas e fixação das Despesas públicas. No Brasil, sua natureza jurídica é considerada como sendo de lei em sentido formal, apenas. Isso guarda relação com o caráter meramente ilustrativo das despesas públicas ali previstas. Os orçamentos contem estimativa das receitas e autorização para realização de despesas da administração pública direta e indireta em um determinado exercício, que, no Brasil, coincide como o ano civil.
ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO NAS EMPRESAS
Planejamento financeiro é parte importante da estratégia da empresa para alcançar os resultados financeiros pretendidos. Mensurados os investimentos, as prioridades e a sustentabilidade do projeto, o administrador entra em ação para dimensionar as fontes de recursos e montar os orçamentos, como uma espécie de roteiro para orientar os agentes envolvidos.
O