Orçamento
BLOCO III – FINANCIAMENTO ORÇAMENTO
Introdução
• O DESPORTO, sobretudo de alta competição, constitui atualmente uma atividade crescente profissionalização de todos os sectores e agentes envolvidos e dando substrato económico ao desenvolvimento de uma indústria e de um comércio à escala mundial.
• A manifesta incapacidade do associativismo desportivo para gerar os meios necessários à auto sustentação do sistema desportivo, determinou a diversificação das fontes de financiamento do sistema com crescente empenhamento do sector privado da economia (substituição dos clubes por sociedades desportivas; da rentabilização financeira dos ativos desportivos).
• Assim, a progressiva privatização dos meios de financiamento do desporto tornou-se o caminho para a resolução dos seus problemas financeiros e, nestas circunstâncias, o mecenato desportivo assume em diversos países, um papel importante no apoio ao desenvolvimento e no financiamento da alta competição e dos grandes eventos desportivos. • O Mecenato Desportivo em Portugal foi legalmente consagrado em 1999, com o impulso da Fundação do Desporto (novas formas de financiamento do desporto a nível nacional, tornando-o mais eficiente e mais autónomo).
ORÇAMENTO
– Definição
Cálculo das despesas para fazer uma obra, das receitas e despesas prováveis administração de uma casa, empresa ou próprio Estado; previsão das receitas despesas respeitantes a um ano.
ou na do e
in Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora, 2006
ORÇAMENTO (II)
• Características
– É um instrumento de natureza económica elaborado com o objectivo de prever determinadas quantias que serão utilizadas para determinados fins.
– Consiste num resumo sistemático, ordenado e classificado das despesas previstas e das receitas projetadas para cobrir essas despesas.
ORÇAMENTO (III)
• Orçamento de Estado (Público)
– Aprovado pela Assembleia da República das receitas e