Origens da filosofia
1 - Contexto Histórico do Nascimento da Filosofia Ela teve seu início no século VI a.C., em Mileto, um cidade grega, onde haviam colônias ricas e prósperas, de onde vieram três homens, sendo eles, Tales, Anaximandro e Anaxímenes, tendo seus pesquisas e buscas, muito próximas. Na cultura grega arcaica, a mesma, se tinha como fundamento básico a oralidade, tendo a poesia e os cantos como principal fonte de informação. Esses cantos representavam feitos históricos de heróis, as divindades ou passado dos ancestrais. Eles tentavam explicar através dessas narrativas os fenômenos naturais e a organização do cosmos.
2 – Significado de physis Physis, a natureza, sendo esta uma espécie de realidade, onde tudo que existe que não esteja contido no physis, tendo uma força imensa, onde compreende o poder da vida e do princípio de ordem, assumindo um caráter mais importe que os Deuses. Essa realidade apresenta um movimento e transformação, como teorias de que “tudo está destinado a ser o que é”.
3 – Relação de nomos, polis e isonomia
Nomos é uma regra de repetição própria da natureza, onde estabelece uma igualdade, onde não à vantagens ou dominação de ninguém. A mudança da física milésia está ligada ao fim dos reinos micênicos, resultando em uma estrutura de Cidade- Estado, a pólis. Nessa cidade-estado havia um regulamento com a função de manter a igualdade perante a lei, a isonomia.
4 – Significado de Logos Tinha uma teoria, que apresentava bases contraditórias, onde crê-se que na geração, o que chamamos de ser, era o não-ser, onde não se pode nem dizer nem pensar que ele se tornou , mas somente o que ele é. Desse modo, o pensamento não tem outro objetivo a não ser aquilo que propriamente lhe pertence, o logos, o inteligível.