Origem da Desigualdade
Jean Jacques Rousseau,
Jean Rousseau (1712-1778) foi um grande filósofo, e escritor.
Esta resenha critica tem como objetivo analisar a obra Origem da Desigualdade entre os homens .A obra é dividida em duas partes, na primeira, o homem é analisado tanto em seu estado natural como civilizado, e na segunda parte, é defendida a idéia de que as desigualdades têm sua origem nesse estado de sociedade.
Rousseau inicia sua a obra nos ensinando a respeitar o ser humano e através disso lutarmos proclamando e enfrentando a ditadura e o regime militar. Fazendo uma distinção das duas desigualdades existentes na espécie humana: a desigualdade física e a desigualdade moral . Ele nos mostra o caminho passando do estado de natureza ao estado civilizado.
Na primeira parte da obra o autor faz uma análise do homem natural, através do seu aspecto físico e moral. Todos falavam do homem selvagem e pintavam o homem civil.
A religião por sua vez ordenava a crer que o próprio Deus, criou a desigualdade porque ele quis que assim o fossem.
As observações dos naturalistas são incertas para que se possa estabelecer um raciocínio solido.
Para o autor não existem motivos que levem o homem natural a viver em sociedade , apesar de não possuir habilidades, pode aprendê-las.
. O homem que medita e um animal depravado ..
Essa transformação de estado natural para social está associado a adaptação, pois o homem devido as necessidades, foi obrigado a adquirir conhecimentos. Aprendeu a pescar, caçar e se defender.A partir daí começou a construir abrigos que o fez permanecer mais tempo em um mesmo lugar junto da família criando assim laços e amor.
A partir do momento que os homens começaram a viver em sociedade comecou também a competitividade pra ver quem era o mais forte, quem caçava melhor.A partir daí se tem como juiz a conciencia do homem. Surge a agricultura e a metalúrgica e com elas a divisão do trabalho.Surgem os ricos e os