Espermas
Biomassa, combustíveis e
Alternativas energéticas
Apresentação
Colégio da Policia Militar de Goiás Fernando Pessoa
Alunos: Daniel Júnio (7), Jamerson Diego (21), Mayco Hudson(36), Vitor de Souza (43).
Trabalho feito e revisado para ser
Apresentado ao CPMG Fernando Pessoa
Como exigência parcial para obtenção de notas
Da matéria de Biologia Ambiental
Orientadora: Zilene Cerqueira
Sumario
Introdução 5
Biomassas 6
Energia renovável' 10
Conclusão 11
Bibliografia 12
Introdução
A cada dia se gasta milhares de toneladas de resíduos químicos que se tornam energia para o bem estar mecanizado da população mundial que necessita de tais parafernálias motorizadas para simplesmente não ter que usar da força física.
BIOMASSA
Em geração de energia, o termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente em um ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes.
Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.
A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzido e acumulado em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia