Organizações
Entende-se por organização, unidade ou entidade social em que as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos comuns. Neste sentido, a palavra organização significa qualquer empreendimento humano criado e moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos. As organizações podem ser empresas, órgão públicos, bancos, universidades, lojas e comercio em geral, prestadora de serviços e um sem numero de outros tipos.(chiavenato)
Existem dois tipos de organização:
Formal: é baseada em uma divisão racional do trabalho, quando cada um tem o seu papel bem definido e bem claro, existe a consideração fiel as normas e regulamentos; estrutura administrativa rígida sempre obedecida, nunca violada; informações fluindo através de canais previstos; burocracia.
Informal: caracterizada por funcionários polivalentes, trabalhos realizados e decisões tomadas sem rigidez burocrática; todos os níveis participando das decisões.
As organizações precisam de organização. Elas não alocam seus recursos ao acaso. As organizações precisam ser organizadas para poder funcionar melhor e produzir melhores resultados.
Organizar significa agrupar, estruturar e integrar os recursos organizacionais, definir a estrutura de órgãos que deverão administra-los, estabelecer a divisão do trabalho, através da diferenciação, definir os níveis de autoridade e de responsabilidade. Uma coisa depende da outra: as organizações precisam ser organizadas para funcionar melhor, e para organizar, deve-se ter uma organização que deva ser estruturada e moldada.
Toda organização precisa funcionar com um sistema integrado e coeso, em que as partes se inter-relacionam intimamente para atuar como uma totalidade, a fim de alcançar um determinado objetivo com sucesso. A estrutura não é permanente nem definitiva, pois deve ser ajustada e rejustada continuamente, sempre que a situação e o contexto ambiental sofram mudanças externas, a organização precisa responder adequadamente para ser bem