Organizações
Enviado por Andre Dos Anjos 1. Introdução 2. O absenteísmo nas organizações 3. Absenteísmo na empresa saude excelsior 4. Considerações finais 5. Referências bibliográficas 6. Anexos
INTRODUÇÃO
Neste trabalho pretende-se diagnosticar o absenteísmo no setor de contas médicas da saúde excelsior. O ausentismo ou absenteísmo causa bastante preocupação do ponto de vista prático e situacional na organização, em virtude da sobrecarga de trabalho para os demais presentes. Isto posto, iremos abordar as causas e fatores do absenteísmo das pessoas; como e porque elas necessitam fazer isso e, sobretudo, verificar as ocorrências, priorizando hábitos comportamentais dos indivíduos face à quantidade de falta ao trabalho, postulando medidas tanto em benefício da empresa quanto de seus funcionários para diminuir as constantes absências na instituição.
Devido às constantes ausências em algumas empresas por parte de funcionários, surgiu a necessidade de investigação sobre o absenteísmo nas organizações empresariais, pois o capital humano constitui fator imprescindível neste meio.
Na instituição em que trabalho, por exemplo, é grande o volume de documentos a serem digitados e analisados com prazos a serem cumpridos. Temos colaboradores que se ausentam por tendinite, dores de coluna, cefaleia e outras doenças. Por isso, ao longo dessa pesquisa, uni minha experiência de 20 anos em plano de saúde, ao meu aprendizado de graduação no curso em Administração, a partir da teoria estudada para apresentar um trabalho de qualidade agregando valor à empresa.
Sendo assim, o absenteísmo é considerado o tempo que o empregador paga pelas atividades produtivas, mas que o empregado não se encontra na empresa por alguns motivos como causas sociais, doenças e desvios de comportamento e até conflitos internos. A ausência de funcionários na organização é preocupante porque além da falta, ocorrem também casos de