organizações
Devido à evolução tecnológica, as transformações no ramo da comunicação, informação e negócios tem-se tornado cada vez mais evidentes, podendo-se destacar aqui o advento da internet, intranet, videoconferências, comércio eletrônico dentre outras atividades através do uso da tecnologia avançada em comunicação.
A rapidez com que as atividades devem ser desenvolvidas é sem dúvida, a ampla mudança à qual as organizações – das mais variadas áreas de atuação- têm que se submeter, pra permanecerem competitivas em relação o seu mercado. Com a evolução tecnológica, o maior fator competitivo passa a ser o tempo.
Assim, o modelo que tínhamos da era industrial tornou-se obsoleto.
VALORES ANTIGOS NOVOS VALORES
Sobrevivência Excelência
Eficiência Inovação
Quantidade Qualidade
Produção em série e padronização Customização e Personalização
Estabilidade Flexibilidade e Prontidão
Cooperação Colaboração
Tomada de decisões centralizadas Tomada de decisões descentralizadas
Adaptação do cliente aos serviços/produtos Adaptação dos serviços/produtos ao cliente
Para acompanhar todo esse avanço da modernidade, um novo modelo organizacional, conhecido por “Empresas do futuro” vem se fortalecendo no mercado. As chamadas ORGANIZAÇÕES VIRTUAIS se utilizam da tecnologia (Comunicação eletrônica #SKYPE), para unir de forma dinâmica BENS, PESSOAS e IDEIAS, onde os integrantes concordam com uma divisão de poder entre seus participantes e principalmente, sem ser necessária a reunião dos mesmos em um mesmo espaço físico. #HOMEOFFICE
Elas surgiram então, como resposta a essa volatilidade, competitividade e mudanças de valores do mercado. “Onde cada vez mais, os produtos e serviços fornecidos por elas são dependentes de inovação e são fortemente baseados no consumidor.” Bultje e van Wijkt (1998).
As organizações virtuais possuem os efeitos ou resultados de uma organização real, porém sem o alto Overhead (sobrecarga) e os custos regulares desse tipo de