Organizações
Exemplos:
-Plantas de clima seco com espinhos e caules suculentos, etc. Cada espécie animal ou vegetal está adaptada ao meio em que vive. Ao mesmo tempo que existe a adaptação das espécies aos vários ambientes, também notamos a grande variabilidade entre elas
-Dentes dos cavalos com crescimento contínuo.
Idéia Fixista
Admitia que os seres vivos foram criados por Deus e que as espécies não se alteraram ao longo do tempo.Um dos adeptos desta idéia foi Lineu, naturalista sueco que viveu de 1707 a 1778.
Idéia Transformista
Admitia que as espécies se modificavam ao longo do tempo, em resposta a diferentes pressões do meio
Foram adeptos destas idéias:
Lamarck: naturalista francês que viveu de 1744 a 1829 e
Darwin: naturalista inglês que viveu de 1809 a 1882.
Lamarck dizia que as espécies sofriam alterações no decorrer do tempo, com o objetivo de melhorar seu modo de vida a novos ambientes.
A utilização de certos órgãos tende a hipertrofiá-los e a não-utilização tende a fazê-los regredir("Lei do uso e desuso").
Características adquiridas pelos indivíduos ao longo de suas vidas, podiam ser transmitidas aos descendentes("Lei da transmissão dos caracteres adquiridos").
Darwin propõe que:
Ocorre uma grande mortalidade nas populações naturais, por exemplo, se todos girinos, ratos e baratas sobrevivessem em todas proles das várias gerações, o mundo estaria recoberto por estes organismos.
Com a morte de um grande número destes indivíduos as populações mantêm-se constantes. Sempre existiram indivíduos mais aptos a sobreviver que outros.
Se o ambiente permanecer constante, as espécies também permanecem. Se o ambiente mudar,