Organizações
A gestão do conhecimento é conceituada de diversas formas na leitura. Para Murici (2001), a gestão do conhecimento é: ¨[ ] o processo da criação, da organização e da transferência do conhecimento para as pessoas que o necessitam nas organizações [...] Trata-se do gerenciamneto do fluxo de conhecimentos, ou seja a adequada obtenção do conhecimento pelas pessoas que dele precisam para agir com rapidez.¨ (Murici, 2001)
Tal conceituação Salienta como pontos fundamentais da gestão do conhecimento a atenção aos processos (criação, organização e transferência) envolvidos com o conhecimento, o reconhecimento de que o conhecimento seja inerente aos seres humanos e que seja util e valioso por estar ligado a ação dos individuos. Em outra parte de seu texto, Murici alerta para outro ponto crucial a compreensão da gestão do conhecimento: ela não deve ser entendida como um fim e sim como um meio de se atingir algum objetivo da organização que a implanta.
Para a E-Consulting Corp ( 2004 ), ¨o conceito de gestão do conhecimento parte da premissa que todo o conhecimento exista na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias do processos e no coração dos departamentos, pertencem tambem a organização¨.
Salienta, tambem que ¨[...] todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo conhecimento presente na organização. Para a E-Consulting Corp, significa organizar e sistema- tizar em todos os pontos de contato, a capacidade da empresa de captar, gerar, criar, analisar, traduzir, transformar, modelar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a infirmação tanto interna como externa. Essa