Organizações criminosas
No Brasil há diversas facções criminosas, dentre elas: o PCC, Primeiro Comando da Capital, o CDL, Comissão Democrática da Liberdade, o CRBC, Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade, CJVC, Comando Jovem Vermelho da Criminalidade e a SS, Seita Satânica.
O PCC surgiu em 1993 nas entranhas da Casa de Custódia e Tratamento de Taubaté, vulgarmente chamada pelos detentos de Piranhão, presídio de segurança máxima. E em outubro de 1996 o Estatuto do Primeiro Comando da Capital foi divulgado.
Em contraposição ao domínio do PCC surgem as demais facções criminosas descritas acima dentro dos próprios presídios.
Vale destacar aqui o Estatuto do PCC na integra:
“ 1. Lealdade, respeito, e solidariedade acima de tudo ao Partido. 2. A Luta pela liberdade, justiça e paz. 3. A união da Luta contra as injustiças e a opressão dentro das prisões 4.A contribuição daqueles que estão em Liberdade com os irmãos dentro da prisão através de advogados, dinheiro, ajuda aos familiares e ação de resgate 5.O respeito e a solidariedade a todos os membros do Partido, para que não haja conflitos internos, porque aquele que causar conflito interno dentro do Partido, tentando dividir a irmandade será excluído e repudiado do Partido. 6.Jamais usar o Partido para resolver conflitos pessoais, contra pessoas de fora. Porque o ideal do Partido está acima de conflitos pessoais. Mas o Partido estará sempre Leal e solidário à todos os seus integrantes para que não venham a sofrerem nenhuma desigualdade ou injustiça em conflitos externos. 7.Aquele que estiver em Liberdade "bem estruturado" mas esquecer