Trabalho sobre aec e as descrições de reforço e estímulos
1. Explique e exemplifique os conceitos de reforço negativo, punição positiva e punição negativa.
Reforço negativo: aumenta a probabilidade de um comportamento pela a ausência (retirada) de um estímulo aversivo (que cause desprazer) após o organismo apresentar o comportamento pretendido. Ex.: Um casal onde o namorado fuma, mas a namorada reclama do cheiro do cigarro. Então o namorado passa chupar uma bala halls sempre após fumar para que a namorada não reclame.
Punição positiva: Inserir algo no contexto que tem efeito aversivo, por conta de um comportamento de quem será punido. Ex.: Uma bronca que dada à criança que pintou a parede, devido a bronca a propabilidade de acontecer novamente diminui.
Punição negativa: é quando retiramos do ambiente algo reforçado para assim diminuir aquele comportamento indesejável; ter um estímulo ou condição favorável eliminado do contexto, por conta de algum comportamento emitido. Ex.: Se uma criança fizer uma bobeira, como quebrar um jarro, ficar proibida de ver televisão por uma semana.
2. Qual o posicionamento dos analistas do comportamento para com as razões do uso do controle aversivo em nossa sociedade e o que é apresentado por eles como medidas alternativas?
Analistas do comportamento são contra o uso do controle aversivo por conta dos seus efeitos colaterais, como eliciação de respostas emocionais indesejáveis e aumento na frenquencia do comportamento em momentos de ausência de aversivos.
3. Explique as diferenças entre a punição negativa e a extinção operante.
Na punição negativa, o comportamento tende a diminuir de frequência em função da retirada de reforçadores contingentes a resposta (aqueles que são responsáveis pela sua manutenção). E na extinção o reforço é suspenso, diminuindo a frequência de um comportamento.
4. Cite e explique 4 efeitos colaterais do uso do controle aversivo.
- Fuga e esquiva (reforçamento negativo)
-